Você sabia que em média há 3 rodas avariadas por veículo em circulação?
As avarias podem ser estéticas como também estruturais. Trincas, amassados ou empenamentos são mais comuns do que se imagina. E podem comprometer a segurança do usuário, se não identificadas e corrigidas rapidamente.
Rodas amassadas podem esconder um grande risco à segurança
Além da questão estética, rodas amassadas trazem desconforto ao dirigir e podem provocar danos ao alinhamento do veículo e aos pneus. Em alguns casos mais graves, o amassado severo pode esconder uma pequena fissura ou mesmo uma trinca, colocando em risco a segurança do usuário do veículo.
Se o reparo não for logo feito, em pouco tempo, e com impactos constantes, as trincas se estendem e podem chegar a partir completamente uma roda.
A AWRS desenvolveu ao longo de sua história um processo de reparo para o desamassamento que foi aprovado pelo órgão americano ITS seguindo a norma SAE J2530 009. Este processo é utilizado pela AWRS em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil.
Toda roda é inspecionada quanto à gravidade do amassado e quanto à presença de fissuras ou trincas. Neste caso uma avaliação mais profunda é realizada para se corrigir com solda TIG, própria para rodas de alumínio.
As bordas interna e externa são medidas com relógios de precisão (relógios comparadores)
Com aquecimento pontual e temperatura máxima controlada por termômetros digitais, afastadores hidráulicos multiaxiais são usados para voltar a roda à condição de excentricidade, ou seja, um alinhamento dentro das tolerâncias especificadas para um bom balanceamento.
Conforme nosso procedimento de reparos, algumas trincas podem ser reparadas conforme a extensão, a posição da trinca e a condição da roda.
As rodas originais possuem reforços nas bordas interna e externa chamadas de áreas de seguranças. Estas áreas são literalmente as que recebem as pancadas e devem absorver a maior parte dos impactos. Se as trincas não ultrapassarem estes limites e invadirem a área chamada de tambor ou barril, é possível de se reparar.
Trincas na face também são reparadas se correrem no sentido perperdicular à borda, mas se estiverem próximas do raio não podem ser corrigidas.E se a trinca ocorreu somente no tambor ou barril também não deve ser reparada.
No caso de não ser possível a solda então a recomendação é a troca da roda e o descarte total da roda danificada.
O processo de Solda TIG AWRS consiste em estancar a trinca realizando um furo na ponta da avaria para evitar que ela se expanda. Depois a trinca é cortada e alargada para nivelar as paredes do material. São lixadas e depois soldadas com ligas próprias para as rodas de alumínio. Os excessos são esmerilhados para dar o acabamento na superfície da roda.