Desamassamento e Solda

Desamassamento

Saiba porque é necessário corrigir

Você sabia que em média há 3 rodas avariadas por veículo em circulação?

As avarias podem ser estéticas como também estruturais. Trincas, amassados ou empenamentos são mais comuns do que se imagina. E podem comprometer a segurança do usuário, se não identificadas e corrigidas rapidamente.

Rodas amassadas podem esconder um grande risco à segurança

Além da questão estética, rodas amassadas trazem desconforto ao dirigir e podem provocar danos ao alinhamento do veículo e aos pneus. Em alguns casos mais graves, o amassado severo pode esconder uma pequena fissura ou mesmo uma trinca, colocando em risco a segurança do usuário do veículo.

Se o reparo não for logo feito, em pouco tempo, e com impactos constantes, as trincas se estendem e podem chegar a partir completamente uma roda.

A AWRS desenvolveu ao longo de sua história um processo de reparo para o desamassamento que foi aprovado pelo órgão americano ITS seguindo a norma SAE J2530 009. Este processo é utilizado pela AWRS em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil.

Processo de Desamassamento

Toda roda é inspecionada quanto à gravidade do amassado e quanto à presença de fissuras ou trincas.

Toda roda é inspecionada quanto à gravidade do amassado e quanto à presença de fissuras ou trincas. Neste caso uma avaliação mais profunda é realizada para se corrigir com solda TIG, própria para rodas de alumínio.

As bordas interna e externa são medidas com relógios de precisão (relógios comparadores)

Com aquecimento pontual e temperatura máxima controlada por termômetros digitais, afastadores hidráulicos multiaxiais são usados para voltar a roda à condição de excentricidade, ou seja, um alinhamento dentro das tolerâncias especificadas para um bom balanceamento.

Solda TIG (Tungsten Inert Gas)

Trincas são reparáveis, mas existem limites.

Conforme nosso procedimento de reparos, algumas trincas podem ser reparadas conforme a extensão, a posição da trinca e a condição da roda.

As rodas originais possuem reforços nas bordas interna e externa chamadas de áreas de seguranças. Estas áreas são literalmente as que recebem as pancadas e devem absorver a maior parte dos impactos. Se as trincas não ultrapassarem estes limites e invadirem a área chamada de tambor ou barril, é possível de se reparar.

Trincas na face também são reparadas se correrem no sentido perperdicular à borda, mas se estiverem próximas do raio não podem ser corrigidas.E se a trinca ocorreu somente no tambor ou barril também não deve ser reparada.

No caso de não ser possível a solda então a recomendação é a troca da roda e o descarte total da roda danificada.

Reparo de Trincas AWRS

O processo de Solda TIG AWRS consiste em estancar a trinca realizando um furo na ponta da avaria para evitar que ela se expanda. Depois a trinca é cortada e alargada para nivelar as paredes do material. São lixadas e depois soldadas com ligas próprias para as rodas de alumínio. Os excessos são esmerilhados para dar o acabamento na superfície da roda.

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